quinta-feira, 28 de maio de 2009

Esquema das fases da Mitose




Mitose na Gametogênese




Mitose em Organismo Unicelular e Multicelular

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fases da Mitose

Interfase - fase que precede a divisão celular


Prófase


Metáfase


Anáfase


Telófase


Todas as fases

sábado, 9 de maio de 2009

Mitose

A mitose é o processo de divisão celular que permite a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-mãe para as duas células-filhas. Tal processo é responsável pela multiplicação dos indivíduos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares, por realizar o aumento do número de células. Iniciada a divisão celular, uma série de alterações ocorrem na célula, através de um processo dividido nas seguintes fases:
 Prófase: os cromossomos se condensam, a carioteca desorganiza-se e os nucléolos desaparecem. Os centríolos, que foram duplicados durante a intérfase, migram para os pólos celulares e começa a formação do fuso acromático. Pelo centrômero, os cromossomos se prendem as fibras do fuso.
 Metáfase: os cromossomos alinham-se na região equatorial da célula, formando a placa equatorial ou metafásica.
 Anáfase: bipartição do centrômero e separação das cromátides irmãs que iniciam sua migração em direção aos pólos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.
 Telófase: as cromátides alcançam os pólos, há a desespiralização dos cromossomos, o desaparecimento das fibras do fuso, a organização da carioteca e do nucléolo e a membrana celular se divide em duas partes (citocinese), formando, assim, duas novas células.